Postagens populares

sábado, 30 de abril de 2011

Como proteger meu filhote das doenças?

Prevenir é melhor que remediar! Se você acaba de adquirir um filhote de cão ou gato saiba que alguns cuidados são muito importantes para a saude de seu bixano como a vermifugação e vacinação.
Vermifugação 
Pode ser realizada com um mês de vida( Tanto para cães quanto para gatos) e deve ser dada a segunda dose após 15 dias.   A Vermifugação deve ser feita de 3 em 3 meses em filhotes e  a cada 6 meses em animais adultos. O ideal é que o vermífugo seja dado alguns dias antes da vacinação, para que, eliminando os parasitas, o animal possa reagir melhor à vacina.


Vacinação
A principal forma de evitar que seu animal adoeça é dando as vacinas de forma correta,deve ser feita pelo Médico veterinário e o cartão de vacinação de ve ganhar o selo da vacina aplicada,conter a data de aplicação e a assinatura e carimbo do Veterinário que realizou o procedimento
Se meu cachorro for vacinado, ele pode contrair a doença?
Sim. Nenhuma vacina é garantia de proteção. Apesar de ser a melhor forma de prevenir contra as doenças, tendo salvado pessoas e animais em todo mundo, a vacinação é apenas uma pequena parte do processo de imunização, ou seja, de proteção. Existem casos de animais que não respondem adequadamente às vacinas e, desse modo, não ficam protegidos das doenças. Isso pode ocorrer em casos de animais que estejam doentes (com parasitoses intestinais, estressados, etc), animais que estejam recebendo medicamentos que causem depressão do sistema imunológico (como cortisona, por exemplo) e, desta forma, não ocorrerá uma boa resposta imunológica à vacina. Existe ainda uma pequena porcentagem de animas que pode não responder adequadamente à vacina por características individuais (como em casos de endocruzamentos - cruzamento de animais parentes - como pais e filhos, por exemplo).
Como vacinar meu animal?
Veja o esquema de vacinação de um filhote:
45 a 60 dias de vida1ª dose da polivalente (esta vacina auxilia na prevenção contra cinomose, hepatite infecciosa, adenovírus tipo 2, coronavirose, parainfluenza, parvovirus e leptospirose)
21 a 30 dias após 1ª dose: 2ª dose da polivalente
21 a 30 dias após 2ª dose: 3ª dose da polivalente
3 a 4 meses de idade: anti-rábica
A partir dos 30 dias de idade o filhote também pode ser vacinado contra a gripe canina, ou Tosse dos canis ( Bordetella bronchiseptica)



Nenhum comentário:

Postar um comentário