Postagens populares

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Os Gatos Brancos de Olhos azuis e a possível surdez.

O gato branco
Chamam-lhe o Snowcat, porque não são raras as vezes em que é encontrado na neve. O pêlo branco de um nfo w é derivado à ausência quase total de pigmentação e pode resultar de três causas genéticas possíveis:
1. Albinismo 
O processo é facilmente identificado porque os gatinhos nascem com os olhos cor-de-rosa ou de um azul muito ténue.
2. Spotting branco completo
Os gatinhos que apresentam alguma cor não branca quando são bebés tornam-se brancos completos por acção em larga escala do gene spotting ou seja pela multiplicação do espaço que ocupam as manchas de branco.
3. Branco dominante 
Trata-se do gene W, dominante sobre todos os outros, ou seja, cobre na totalidade qualquer outra cor que exista por baixo. É a origem mais comum de gatos brancos.
O branco é então uma capa do que está por baixo. Uma máscara, que dificulta o trabalho dos criadores. Estes apenas conseguem adivinhar a verdadeira cor do progenitor depois de algumas ninhadas e com o estudo atento do pedigree dos progenitores.
Nos cruzamentos, um branco que esconde vermelho por baixo funciona como se fosse um gato vermelho. O mesmo acontece se for preto, azul ou creme, agouti ou não agouti. Na prática, um gato branco pai ou mãe só garante uma coisa: há forte probabilidade da existência de gatos brancos na ninhada. Isto porque, devido a ser dominante, basta que o gene seja transmitido ao descendente para que este passe a ser branco também.

W
w
w
Ww
ww
w
Ww
ww
Resultado: 50 por cento de gatos brancos, 50 por cento de não brancos.
NOTA: crê-se que o homozigótico WW não chega a nascer, por não conseguir subsistir, e essa é uma das razões mais fortes por que não se devem cruzar dois gatos brancos.

W
W
W
WW
WW
w
Ww
Ww

A surdez no gato branco
É um campo muito sensível na criação e sem dados científicos ainda. A única conclusão que existe é que se pode medir o grau de surdez através de um teste chamado BAER. Este teste não existe em todos os países europeus, mas é praticado de forma bastante comum na Escandinávia. Deverá ser o plano mínimo de sustentação da criação com gatos de cor branca.
Neste ponto específico, há várias teorias, tendo algumas sido colocadas em causa recentemente.

Acredita-se que:

- os gatos brancos com olhos azuis têm mais probabilidades de ser surdos do que os de olhos cobre (laranja) ou díspares (um azul, outro laranja);
- os gatos brancos cuja causa foi o gene branco dominante (W) são mais facilmente surdos do que os que derivam do gene spotting em larga escala e do albinismo, que são paradoxalmente menos comuns;

- os gatos brancos com um dos pais vermelho ou creme têm menos probabilidades de ser surdo.

As dúvidas sobre isto são muitas e parece que não vão acabar tão cedo. Recordo que o que está escrito acima são apenas teorias. Não existem provas científicas de qualquer uma delas.

O gene epistático W e a surdez
«O gene que faz com que o gato seja puramente branco é dominante. Este alelo inibe o funcionamento normal da coloração celular, logo nenhuma cor é produzida. Um gato completamente branco carrega os genes para vermelho/preto (red/black), agouti/não-agouti, diluidor/não-diluidor, etc. O gene para o branco é epistático.
Gatos puramente brancos têm frequentemente um sinal colorido na cabeça quando nascem. Ele desaparece quando o gato desenvolve o seu pêlo de adulto. O sinal pode revelar que cor o gato tem atrás do branco.
Os gatos brancos têm olhos amarelos, azuis ou um branco e outro azul (gato de olhos ímpares/ odd-eyed). Não conhecemos como a cor dos olhos neste caso é herdada.
Os gatos brancos são frequentemente surdos. Isto deve-se a uma mudança degenerativa da cóclea no ouvido interno. A surdez é definitivamente mais comum em gatos brancos de olhos azuis do que nos de olhos amarelos, mas existem gatos bancos de olhos amarelos que são surdos e gatos brancos de olhos azuis que têm audição normal. Gatos podem igualmente ser surdos em apenas um ouvido. Gatos com olhos ímpares (um azul e outro amarelo) são frequentemente surdos de um ouvido e justamente a surdez manifesta-se no posicionado no mesmo lado do olho azul. “ PAWPEDS
Algumas ideias para completar o artigo de cima: crê-se que o gato WW não existe, ou seja um branco com dois genes epistáticos dominantes. Ele morrerá ainda no útero e é uma forte razão para não criar com dois brancos (Ww + Ww)... Tabela de Punnett: 25% WW (que não nascem), 50% Ww (brancos heterozigóticos) e 25% ww (não brancos!).
Há uma incorrecção no texto traduzido do Pawpeds. Odd-eyes ou olhos díspares não designam um olho azul e outro branco mas sim um olho azul e outro não azul (laranja, ou seja, castanho ou verde). Aliás, acredita-se que o azul é precisamente a ausência de cor nas células do olho.
O W dominante bloqueia a migração das células que se encarregarão da produção de cor por todo o corpo (atenção, isto não é linguagem científica) a partir da crista neural (situada no tubo neural ainda no embrião, que será o precursor do sistema nervoso central com a formação do cérebro e da espinal medula) e o resultado é um manto branco completo. Às vezes nos bebés falha apenas o topo da cabeça com uma pequena zona colorida (a cor que W impediu que se desenvolvesse) mas desaparecerá em adulto.
O problema é que o W epistático pode também impedir que as células encarregues de produzir o sistema auditivo viajem por completo para o respectivo local originando uma deficiência e a surdez, que pode ser unilateral (um ouvido) ou bilateral (os dois).
E ainda esse mesmo W epistático dominante (Ww) pode impedir que as células responsáveis pela formação da cor dos olhos viajem também da crista neural para o seu local resultando em total ausência de cor, ou seja... olhos azuis!! Também aqui a expressão pode ser bilateral (dois olhos azuis) ou unilateral (olhos díspares)... ;)))
Parece haver uma forte relação entre a expressão do gene W epistático e a presença de olhos azuis e surdez. Quanto mais forte a expressão maior a probabilidade. Daí a maior presença de surdez em gatos de olhos azuis. Mas um gato branco pode evidentemente ser surdo. Depende do que o W deixa passar!
A geneticista Lorraine Shelton (EUA) defende nas suas teses a esterilização de todos os gatos brancos de olhos azuis e a sua remoção dos planos de criação. Mas não deixa de ser polémico...
Atenção que este gene - o W epistático (Ww) - não tem nada a ver com o branco em algumas partes do corpo, mesmo em caso de gatos van ou arlequins. Esse é outro gene, é designado por "S" e é de dominância incompleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário