Postagens populares

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Meu gato parou de comer ....O que fazer???



Temos que ter em mente que o Felino é diferente dos caninos. O gato quando para de comer, diferente do cão, não podemos esperar 3 dias para ver se ele volta a comer sozinho e, então, levá-lo ao veterinário. Isso porque o gato pode desenvolver a lipidose hepática, ou doença do fígado gorduroso, quando fica muito tempo sem comer,em torno de 3 dias ele já começa a fazer a lipidose Hepática.

O gato quando pára de comer é sinal que há algo de errado,que está estressado ou doente. A lipidose pode acompanhar a maioria das doenças agravando-as.
Um gato com lipidose hepática, mesmo que ele “queira” comer, não consegue, pois o pouco que come vomita. Inicia-se um ciclo vicioso, pois a falta de alimento é a causa do problema, mas dar alimento leva à emese (vômito). Claro, o animal fica fraco, perde peso e vai a óbito.


Um gato com lipidose deve ser internado para ficar sob cuidados intensivos com fluidoterapia (soro) para tratamento da desidratação e medicamentos anti-eméticos, pois é de fundamental importância controlar o vômito para iniciar o quanto antes a principal parte do tratamento: alimentação forçada. Esta é realizada de forma gradativa com pequenas quantidades nos primeiros dias, aumentando e corrigindo as necessidades calóricas diária conforme o peso de cada animal. A alimentação é feita várias vezes ao dia, através de sonda ou, em casos menos graves, forçada na boca com uma seringa.


Descobrir o que levou o seu animal a desenvolver a lipidose hepática é muito importante. É importante levar seu felino para uma consulta com o Veterinário omais rápido possível para investigar outras doenças através de exames ou algum fator estressante como mudanças no seu ambiente ou na sua rotina (pessoas ou animais novos na casa, mudança de alimentação e, principalmente, viagens de seus donos). O stress é uma causa muito comum da lipidose.

É importante estar atento a quantidade se a quantidade de alimento ingerido é muito pequena, o fígado pode desenvolver a lipidose, mobilizando as gorduras reservadas para suprir a falta de alimento ou se está comendo muito pois outro fator que predispõe à doença é a obesidade.


É muito importante ter certeza que seu Felino esteja comendo a quantidade que costuma comer. Observe a presença de fezes na caixa de areia, se está na freqüência de sempre (1 ou 2 ou mais vezes ao dia,). Se você suspeitar que ele está sem apetite, dê atenção e carinho enquanto ele come .Muitas vezes, só a carência faz o gato perder a vontade de comer. Ofereça comidas que ele goste, pois é melhor ele tomar um leitinho, comer uma carninha ou um patê do que não comer nada! E se, mesmo assim, continuar sem comer e, MUITO IMPORTANTE, SE ELE NÃO ESTIVER VOMITANDO; force um pouco de ração úmida (comercial) numa seringa, pequenas quantidades com intrevalos de tempo entre elas, depois veja se ele come sozinho. Para forçar alimento com seringa, é importante não forçar na “goela”, pois ele pode engasgar-se. Sempre deixe sua cabeça na posição anatômica (normal, como ele anda, por exemplo) e não direcione para cima, como costuma-se fazer para forçar comida; pois quando a cabeça fica para cima (olhando para cima), a glote abre-se para o pulmão, fazendo com que o alimento vá para o pulmão. Portanto, ao forçar alimento para o seu gato, tenha em mente esses cuidados básicos para não causar um problema ainda maior. Coloque pequena quantidade dentro da boca, sobre a língua e deixe que ele coma sozinho, dê tempo para ele comer.
Claro, essas tentativas de retorno ao apetite em casa deve ser realizada por um dia. Se , no dia seguinte (no máximo), o gato não voltar a comer normalmente (quantidade significativa de ração), leve-o para o veterinário para que ele possa ajudar a descobrir a causa da anorexia/hiporexia.
É importante lembrar que gato é diferente de cão e que 2 a 3 dias sem comer (ou comendo menos) pode levar a conseqüências sérias na saúde que, se tratadas tardiamente, podem ser irreversíveis e levar a óbito.